Durante a pesquisa que estou fazendo para a produção de um documentário, encontrei em um blog do Portal do Voluntário uma informação super importante para todos nós. Trata-se de um serviço de denúncias, o Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que é um incentivo para que este tipo de violência possa ultrapassar a "porta de casa". Basta discar o número 100 de qualquer lugar do Brasil. O usuário pode fazer denúncias de violências contra crianças e adolescentes, colher informações sobre o paradeiro de crianças e adolescentes desaparecidos, tráfico de pessoas – independentemente da idade da vítima – e obter informações sobre os Conselhos Tutelares. A ligação é gratuita.
O serviço, coordenado e executado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), em parceria com a Petrobras e o Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria), funciona diariamente de 8h às 22h, e também aos finais de semana e feriados.
As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de defesa e responsabilização, conforme a competência, num prazo de 24h. A identidade do autor da ligação é mantida em absoluto sigilo.
Embora a vontade é a de que esse tipo de serviço não precise mais existir, por enquanto, a realidade ainda nos obriga a usá-lo. Então, façamos nossa parte para que a violência contra nossas crianças e adolescentes apareça e, consequentemente, diminua: denuncie!!
Abaixo, o trailler de um dos filmes mais marcantes que já assisti. Anjos do Sol, de Rudi Lagemann, trata sobre a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes.
Pra mim é um super "acorda pra vida!". Assistam!
Lívia Duarte
Ask me anything (2014) Moviestream
Há 10 anos
0 comentários:
Postar um comentário