domingo, 21 de junho de 2009

Crack se expande em Niterói


A droga mais avassaladora que circula no território nacional, se expande a cada dia mais no território fluminense. Considerada até algum tempo atrás uma droga característica da cidade de São Paulo, onde se encontrava um grande número de usuários no centro da cidade, é cada vez mais freqüente a apreensão do entorpecente nas comunidades cariocas e também na cidade de Niterói.

O crack , um derivado da cocaína misturado a água e bicarbonato de sódio, é uma droga de baixo custo e de rápida fabricação. Seus efeitos colaterais são de euforia e sensação de liberdade, e a dependência química é uma das mais rápidas possíveis. Mesmo que ingerida apenas uma vez, pode levar a infartos, derrames, problemas respiratórios e mentais. É comum que os dependentes do crack cometam pequenos e médios delitos para sustentar o vício, morem nas ruas e cheguem a se prostituir para consumir a pedra. O envelhecimento aparente e a brusca perda de peso também é notório nos seus usuários.

Em Niterói, o crack vem ganhando força, sendo traficado principalmente na Favela do Sabão, que fica próximo ao 12º BPM, como foi noticiado hoje no jornal O Fluminense. Ano passado a Policia Militar apreendeu uma das maiores quantidades da droga no estado. Foram achados 2.549 sacoles cheios de crack na Favela Grota do Surucucu, em São Francisco, como consta no O Globo Online. A maconha ainda é droga de maior consumo da cidade, pricipalmente entre os jovens de classe média ou alta, mas vem perdendo o espaço para um novo perigo entre a população mais humilde.

A Universidade Federal Fluminense (UFF) conta com Grupo Transdisciplinar de Estudos e Tratamento do Alcoolismo e Outras Dependências (GEAL), para quem precisar de suporte para enfrentar a dependência.


Anna Carina Petrolini

0 comentários:

 
Blogger design by suckmylolly.com