quinta-feira, 4 de junho de 2009

Um Brasil "adotável"

Segundo o dicionário, adoção consiste em "tomar, depois de um julgamento, por filho ou filha aquele que não é naturalmente. Admitir em seu meio, considerar como um dos seus.” Esse é o desejo de milhares de crianças que aguardam ansiosamente em Instituições por todo o Brasil. A vontade delas é simples: pertencer a um laço familiar.
No entanto, o histórico dessas crianças e adolescentes é difícil de imaginar. A maioria sofreu abusos domésticos e chega aos às entidades muito abaladas psicologicamente e até fisicamente.
O Jornal Hoje exibiu em fevereiro de 2008 uma série de reportagens chamada Filhos do Coração. Este vídeo mostra a segunda parte da série, e fala das dificuldades que existem para adotar crianças e adolescentes, que muitas vezes não conseguem um lar devido à burocracia e a morosidade da justiça. O promotor de justiça Sávio Bittencourt critica essa demora no vídeo e sabe bem do que está falando. Ele é o fundador do Grupo de Apoio à Adoção Quintal da Casa de Ana, que fica em Niterói e possui ainda um blog onde debate sobre a adoção no Brasil.

Alice Ribeiro

0 comentários:

 
Blogger design by suckmylolly.com