domingo, 21 de junho de 2009

Trabalho Infantil


O trabalho infantil ainda é um dos grandes problemas sociais que atingem o país. Milhões de crianças e adolescentes estão nesta situação tanto em grandes centros urbanos quanto em áreas rurais, sendo segmentos com maior número de menores envolvidos: a prostituição infantil e trabalho em lavouras.

O estatuto da criança e do adolescente garante a ilegalidade de trabalho que tenha a participação de menores de 16 anos. A verdade é que em um país de terceiro mundo que têm enorme desigualdade entre classes sociais e um controle de natalidade deficiente seria necessário drásticas mudanças em todos os setores governamentais do país.

Ciente deste problema, O Governo lança medidas remediáveis como o Bolsa Família, polêmica iniciativa que garante ajuda financeira a famílias de baixa renda que tenham os menores freqüentando a escola devidamente.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) também conta com um programa em sua instituição, o Menor Aprendiz, que encaminha menores de 14 a 24 anos cursando ensino fundamental ao médio para sua primeira experiência profissional de forma digna e com respaldo jurídico.

Falta agora, que sejam criados novos programas e que a divulgação seja a mais abrangente possível, assim como uma grande reforma educacional e um controle mais incisivo a este tipo de trabalho e a quem o incentiva. Para que a cada dia,diminua o número de crianças em sinais pedindo míseros centavos e se expondo aos constantes perigos da rua e de uma vida desestruturada.

A seguir um video que encontrei no youtube, que trata deste assunto de forma clara e tocante. Vale a pena conferir.


http://www.youtube.com/watch?v=AqrRniJhTFI

Anna Carina Petrolini

0 comentários:

 
Blogger design by suckmylolly.com